Páginas

23 de jul. de 2013

Resenha Comparativa: Bridget Jones x Orgulho e Preconceito

Escolhi escrever a minha primeira resenha do blog com os meus dois livros favoritos, além da preferência, existe uma semelhança entre os dois.
A primeira vez que li “O Diário de Bridget Jones” eu estava no ensino médio e fiquei apaixonada pelo livro e já perdi as contas das vezes que reli. Além de tudo isso, me identifico demais com a Bridget, principalmente, na eterna luta contra a balança e nos desastres (desastre no sentido de cair, pagar micos, derrubar tudo e coisas do gênero) que causo por onde passo. “O Diário de Bridget Jones” é uma série que tem dois volumes lançados, o segundo livro é Bridget Jones: No Llimite da Razão, e em outubro de 2013 será lançado um terceiro livro, Brdiget Jones: Mad About the Boy (ansiosíssima!).
O clássico romance da Jane Austen, também me encantou, não conseguia parar de ler e ficava ansiosa quando não podia, por causa do trabalho ou da faculdade. A autora escreveu o livro no século XVIII, mas o romance é uma delícia de se ler e a forma como ela escreveu é simplesmente fascinante!
Então, vamos à proposta de comparação entre as duas obras: a principal semelhança é entre os dois personagens Darcy das tramas, além do nome, os dois tem uma personalidade muito parecida (há quem diga que a Helen se inspirou no personagem da Jane para criar o apaixonante Mark Darcy) ambos demonstram ser arrogantes e orgulhosos, mas ao longo da história revelam a verdadeira personalidade. Outro personagem que podemos comparar são as mães das personagens principais, em ambos os casos são mulheres de personalidade fraca, fúteis e que são loucas para ver as filhas casadas.
Já as personagens principais se assemelham pela paixão por um Darcy, e também por não serem mulheres convencionais. Elizabeth Bennet, é uma mulher de personalidade forte, não se deixa abater por ninguém, além de preferir ficar solteira a se casar sem amor, fato que a torna mais diferente ainda das mulheres do círculo social onde vive. Bridget, solteira aos 30 anos, é incansavelmente questionada sobre continuar solteira, porém casamento não é uma prioridade para a minha diva!

Enfim, as duas obras merecem seu destaque e foram avaliadas por mim com 5 estrelas!

Trailer dos filmes:




Por: Daniela Leite


3 comentários:

  1. Dani, adorei as resenhas.
    Apesar de não ter me identificado muito com o Diário de Bridget Jones (não gostei muito da história), mas vou fazer o possível para terminá-lo *-*, você me instigou a isso!
    Já Orgulho e Preconceito, esse sim eu vou ler, me parece muito bom. Vou resistir ao máximo pra não ver o filme antes!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Du! Não tenha preconceito com a Bridget, ela é quase a minha irmã gêmea, vc vai ver como o Mark Darcy é apaixonante, aliás, os dois Darcy! Não veja o filme do Orgulho e preconceito antes de ler o livro se vc não quiser ter spoillers, é uma obra bem fiel.

      Excluir
    2. Pode deixar, não terei preconceito com a Bridget!
      E também não vou ver o filme!
      Sem Spoillers ! hehehe

      Excluir