Páginas

25 de jul. de 2013

Resenha: O Palácio de Inverno (John Boyne)



   Sabe aquele livro que te faz entrar na história de tal forma, que é quase impossível parar a leitura? Pois é, foi o que aconteceu comigo quando comecei a ler “O palácio de inverno” (John Boyne). 

     A trama é narrada pelo jovem Geórgui Jachmenev, em dois momentos diferentes:
  • Em 1915, quando o adolescente é nomeado guarda costas do também adolescente Alexei Romanov, filho do Czar da Rússia, após salvar à vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch e;
  •  Em 1981, quando Geórgui já é um senhor de idade, casado com Zoya e vivendo na Inglaterra.
O livro relata a vida da família real russa, retratando os contrastes do luxo exagerado dos Romanov e a situação de miséria em que viviam as famílias russas no período pré-revolução. Além da revolução Bolchevique, John Boyne relata outros momentos históricos como a 2° Guerra Mundial e a Guerra Fria.
Fora o contexto histórico, que é muito bem colocado na história, o romance é simplesmente lindo, o amor que o jovem Geórgui dedica à Anastácia (siiiim, ela é uma personagem de grande destaque na história) e o velho Geórgui dedica à sua esposa, Zoya, é puro e sincero.
A única coisa que me deixava um pouco intrigada durante a leitura, era a devoção que Geórgui dedicava à família Romanov, devoção ao ponto de esquecer da própria família, mesmo vendo a riqueza em que os nobres viviam. Mas como disse anteriormente, é um romance maravilhoso e vale a pena mergulhar nessa história!
Nota: 5/5
Por: Daniela Leite

Um comentário: